sábado, 2 de janeiro de 2010

Lebensessenz

Hoje, para abrir o ano, teremos uma matéria diferente. Uma espécia de "auto-entrevista" com N.Schner conhecido por inúmeros projetos, entre eles Valium, Hyperborean, Ecce Hommo e também por outro projeto, que é o alvo dessa matéria. Como a matéria é um pouco extensa, por motivos de estética, postarei Somente algumas partes da mesma aqui na tela principal do blog, a matéria completa pode ser encontrada no "aqui no link" - aconselho que todos leiam a matéria completa, pois é extremamente interessante. No arquivo original, além do texto completo, podemos ver as capas de cada trabalho lançado. Com a palavra agora, N.Schner.

Meu amigo Lohmann fez-me um convite muito especial: elaborar perguntas que eu mesmo pudesse responder, acerca do projeto Lebensessenz. Tomado por outras atividades, levei certo tempo para que, enfim, durante uma viagem, eu desse início a algo que eu conseguisse expressar melhor a minha fala: um texto a respeito.

Muitas vezes somos tomados pelo impulso de criar algo, sem que estejamos a desejar no entanto, dar continuidade a essa criação. Existem momentos em que nós nos queremos servir da arte apenas como um refúgio temporário, instantâneo. Assim ocorreu comigo.

No inverno de 2003, em uma noite, eu improvisava notas em um teclado que havia ganhado durante a infância. Gravava, naquele instante, minha primeira demo. Não era algo que eu pretendia dar continuidade. Era apenas a expressão de um sentimento, em uma noite de solidão. Assim, chamei o projeto de Lebensessenz, pois era aquela composição a vida de um momento meu – parte de uma essência de vida. Criava o meu primeiro trabalho, de nome "Einsamkeit, Hass und Dunkelheit sind meine Lebensessenz" (Solidão, ódio e escuridão são a essência da minha vida). Eram estes os componentes dos meus dezessete anos de idade, quando eu dava os meus primeiros passos com a música. [...]

Um ano depois, eu decidia gravar meu próximo trabalho - o primeiro em piano. Inspirado por dias desolados, acolhia-me as leituras a respeito da Antártica, o continente gelado. Em uma noite, gravei quatro músicas. Sem computador, nem contando com quaisquer outros recursos, registrei-as através de uma câmera de vídeo colocada sobre o piano. Todas foram praticamente compostas e gravadas ao mesmo tempo, em momentos de inspiração. Este trabalho levou o nome de "Terra Nullis" ou "Terra de ninguém" em latim.

Ainda em 2004, eu gravava um outro trabalho: "Wenn der Wald zum Traum wird" (Quando a floresta se transfigura em sonho), com uma única música que ultrapassa os 20 minutos. Foi feita com os mesmos recursos parcos. [...] No mesmo ano, outras composições foram gravadas sob o mesmo método, mas, por novos problemas com fitas, todas foram perdidas.

Desde então, o projeto passou a ser composto exclusivamente com o piano que, para minha sorte, me era possível ter em casa. Cabe aqui fazer um pequeno retrocesso. Quando pequeno, recebi algumas poucas lições de piano. Eu as aprendi com o meu pai. [...] Mas eu, naquela época, não desejava tocar ou aprender qualquer instrumento. Tinha preferência por jogos eletrônicos ou quaisquer outras distrações. [...]

Em uma noite (o leitor irá notar que, em grande parte, minhas composições nascem de momentos noturnos), no ano de 2005, eu dava início a um novo trabalho. [...] Agora, fazia-o com o uso de um computador. "Der Abend des Abschieds" (A noite da despedida). Como pano de fundo, saudades, paixões platônicas e a junção de dois belos poemas: "A noite", de Joseph Eichendorff, e "Despedida" de Emmanuel Geibel. [...]

Segui adiante. O piano passava a ser o instrumento da minha expressão. No ano próximo, gravava o meu "Le besoin perpetuel" (A carência incessante). Embora eu não concorde, ainda ouço algumas pessoas dizerem ser ele o meu melhor trabalho. [...] Trata-se de um trabalho obscuro e, de certo modo, inclinado para a solidão.

Na época, nascem os primeiros rabiscos de um romance que eu viria a escrever, do qual, hoje, tenho apenas fragmentos, pois sua única cópia foi entregue a uma pessoa em especial. Ainda em 2006, era lançado "Das Drama der Einsamkeit" (O drama da solidão). [...] Com sorte, me foi possível ser lançado no formato cassete, através do selo After Many Funerals, da Bulgária. Pela amplitude da distribuição feita, o projeto passou a ser mais conhecido. O lançamento deste trabalho foi um marco na história do projeto.

Em 2007, duas grandes obras foram compostas e lançadas: "Die Räuber" (Os bandoleiros) e "Die letzten Momente von Werther" (Os últimos momentos de Werther. A primeira [...] referente a determinados momentos da grandiosa obra de Friedrich von Schiller, que leva o mesmo título. A segunda, [...] com base no já referido romance de Goethe [...] situa nos momentos finais desse clássico [...]. Desta composição, relembro ter ouvido elogios do meu pai. Quando depois de adulto, desejei retornar ao piano. Pedi-lhe que me ajudasse em alguns exercícios, mas ele parecia pouco indisposto, talvez por pensar que iria ocorrer a mesma situação que experienciara quando eu ainda era uma criança. Mas, quem sabe, ao rejeitar a ajuda, ele quis me incentivar a seguir meu próprio caminho. [...]

Um ano depois, duas compilações eram lançadas. A segunda parte, em especial, é composta basicamente de introduções e interlúdios, feitas para outras bandas; Ainda no mesmo ano, era composto "Tu deorum hominumque tyranne Amor!" (Tu, amor, tirano de deuses e homens). Dez faixas de uma música de piano profundamente melancólica e introspectiva. Cada composição retrata um momento especial em minha vida. Tempos difíceis. Fora o término de dois relacionamentos e o nascimento de minha filha. [...]

Em 2009, muitas composições foram criadas. No entanto, um só álbum foi inteiramente composto e gravado: "Dein Leben war für mich ein Beispiel" (Sua vida foi um exemplo para mim). Trata-se de um album em homenagem ao meu pai. [...]

Na medida em que me é possível, tenho feito a divulgação através da Internet e de algumas livrarias, onde disponibilizo meus trabalhos. Também muitos amigos bondosos, e mesmo pessoas que desconheço, estão me ajudando, recomendando minhas músicas a pessoas próximas. Para 2010, tenho vários planos. A criação de dois novos álbuns é um deles. O outro, a elaboração de um trabalho em conjunto, com minha amiga e poetisa Luciana Rocha. E, quem sabe, algum evento em que eu possa participar.

Cabe-me aqui, também, fazer uma pequena reflexão sobre os meus métodos de composição. Dias atrás, uma bela moça americana me escrevia. Dizia admirar o que faço, tendo dito sentir a melancolia das minhas músicas. "Espero", completou ela, "que um dia eu possa tocar tão bem quanto você". Eu a agradeci, de coração, pelas palavras. Disse-lhe que, contudo, não havia segredos no que costumo fazer. Minhas composições são simples e, acredito, qualquer pessoa, com seis meses de prática, terá um desempenho melhor que o meu. A ela, disse que, talvez, minha única receita seja encarar o piano não como um simples instrumento. Como exemplo, contei que quando passo por situações difíceis ou dias felizes, eu o toco. Quando estou quieto, também, com todo o meu coração. Eu me abri com o piano, como talvez não o tivesse ou pudesse fazer com muitos dos meus amigos mais próximos. Há coisas que somente eu e ele sabemos. [...] Escrevi músicas ao início, meio e fim de relacionamentos, na morte do meu pai, no nascimento da minha filha, sob efeito de cartas de amigos (as), leituras, filmes e assim por diante. Se há um segredo, este é o de manter-me próximo do supra-instrumento com o qual eu me abro. A técnica foi apenas um meio que me foi possível conseguir [...].

Para os interessados, deixo aqui meus endereços para contato e, além da página oficial do Lebensessenz, é possível checar alguns dos meus textos.

Por fim, agradeço o convite daquilo que, inicialmente, seria uma entrevista, além da paciência pela longa espera. Também agradeço a todas as pessoas que têm apoiado meu trabalho, ouvindo e me enviando suas impressões a respeito do que faço. Para os interessados, sintam-se à vontade para trocar informações, discutir e filosofar.

E-mail: n_schner@hotmail.com
Website Lebensessenz
Website pessoal


Related Posts with Thumbnails