sábado, 9 de abril de 2011

PARTE IV – AS LENDAS E A HISTÓRIA

A cada era podemos dizer que surge um povo novo que reivindica os direitos outrora perdidos. Alguns são fatos históricos, outros somente mitológicos. E nenhum deles seria totalmente verdadeiro, nem totalmente errado.

Muitos fatos históricos são derrubados com o passar dos tempos, às vezes por causa de provas verdadeiras, outras vezes por manipulação de novas provas. Porém na mitologia, por incrível que pareça, podemos encontrar correspondências entre as demais mitologias de outras culturas, mesmo com as rivais – desse modo ficando um pouco mais difícil de manipular.

Tomamos como exemplo o mito dos atlantes. Conta-se que seu continente, Atlântida, afundou. Conta-se também que os atlantes poderiam estar imensuravelmente avançados quando comparados aos demais povos da época. Outros ainda crêem que os atlantes não eram desse mundo, ou não eram criaturas puramente feitas ou controladas pelo Criador, e por isso sumiram. Claro que isso tudo é uma lenda.

Mas uma lenda também se conta em diversos livros de religiões que surgiram no Oriente Médio. Uma lenda que pode se encaixar nisso é a do Grande Dilúvio. Diz-se que descontente com as pessoas da Terra, Deus (JHVH) resolveu “purificar” sua criação. Escolheu então um de seus filhos, Noé, e deu-lhe a missão de salvar um casal de cada espécie (escolhida por Ele) vivente na terra. Assim todos os demais, morreriam parra que se tivesse a certeza de que sobreviriam para se reproduzir somente os que servissem a Deus (JHVH). Ainda se conta que o dilúvio serviria mesmo para destruir demônios que não foram criados por Deus (JHVH).

Seriam esses demônios os mesmos seres não- criados das duas lendas? Seriam os tais tumores que visavam acabar com o organismo falso e doentio que alimenta o ego do Criador?

Estendemos a idéia com alguns acontecimentos futuros. Diz-se que tais seres não vinham desse mundo. Os cristãos, por exemplo, dizem que os demônios vêm do inferno. Os gnósticos dizem que esses demônios na verdade foram assim retratados por virem de deuses rivais do criador, ou seja, de fora desse mundo. Alguns povos antigos provavelmente acreditavam que eram deuses de outros mundos ou planos, até mesmo de outros planetas. Novamente, são provavelmente lendas.

Mas hoje sabemos, por meio de descobertas em escavações, que diversos povos – tais como sumérios e egípcios – apresentavam pinturas e esculturas em paredes aonde se mostravam seres estranhamente diferentes dos humanos que conhecemos hoje. Eram deuses e demônios com rostos ou membros de animais, outros com estaturas maiores (como se possuíssem mais de 4m de altura) e simbologias diversificadas. Muitos desses seres e símbolos se rivalizavam nas imagens. Ainda hoje muito da simbologia que conhecemos se rivalizam. E se rivalizarão pela eternidade, caso não mudem a estratégia, caso não disfarcem os antigos modelos e símbolos.

Related Posts with Thumbnails