domingo, 10 de janeiro de 2010

Receita: Cyser

O Hidromel, conhecido como Met na Alemanha, Mead nos países de língua inglesa ou Mjöd na Escandinávia, é a bebida fermentada mais antiga conhecida no mundo. Basicamente mel e água fermentado por fungos que se criavam no favo em poços ou tambores tampados. Mas a bebida não ficou somente nisso, com o passar dos tempos, cada povo desenvolveu sua própria receita com seus próprios "tempeiros". Um dos tipos diferentes mais comuns foi o Cyser, que eram feito com a adição de pedaços de maçã, ou suco puro da mesma. A bebida era muito comum entre os povos germânicos que mais tarde foram chamados de "francos", ou seja, oeste da Alemanha e boa parte da França.

Diferente do Hidromel, seja seco ou suave, o Cyser é azedo - mais ou menos, conforme a quantidade de maçã colocada - e dá uma sensação de ser mais forte. Seu aroma é facilmente indentificável, o cheiro doce do mel prevalece, mas nota-se facilmente o cheiro da maçã. No paladar a mudança é maior, pois mesmo com o gosto do mel, prevalece um gosto mais ácido - junto com aquele velho conhecido "soco na garganta".

De aparência não difere muito do Hidromel, é um pouco turvo e tem uma cor que lembra um ambar levemente dourado (de amarelo para dourado, assim dizendo). Depois de pronto e maturado não deve apresentar "espuma" ou "bolhas".

Depois de maturado e envelhecido, se torna uma bebida mais "refinada", chega a lembrar até um vinho branco seco, embora de modo diferente. É uma bebida forte, não agrada qualquer tipo de pessoa.

De acordo com BJCP Style Guidelines 2008 - um livro para certificação de juizes de competições de brassagens - lembra um pouco o gosto do Calvados - uma bebida destilada, feita com suco de maçã no norte da França, e lógico, com nome protegido, ou seja, que só pode ser feito no norte da França.

Bom, se fosse para seguir as antigas tradições - o que seria o correto - deveríamos fermentar em barris ou baldes de madeira, preferencialmente lacrados por piche, maturar em jarros metálicos ou de cerâmica e usar o fermento do próprio favo ou do pau de mexer mosto (longa história). Mas isso requer uma certa experiência no trato com bebidas. Vamos então usar um modo mais prático, pelo menos até que se aprenda o processo básico.

Agora vamos ao que interessa: A Receita.

Ingredientes:
- 20L de água (de preferência mineral)
- de 2 a 3 Kg de mel puro
- 1 ou 2 maçãs verdes grandes
- fermento

Antes do preparo, gostaria de falar sobre o fermento. Existem 2 tipos de fermentos que podem ser usados aqui. Ambos funcionam, mas o gosto muda um pouco. O certo seria usar fermento criado do próprio favo de mel, mas isso demora demais, fazendo com que a fermentação dure muito tempo, e antes disso, necessitando que se crie um pioneiro - mas isso tratarei em tempos futuros. Aqui nessa receita recomendo a usar fermento comum de pão - Saccharomyces cerevisiae. Um exemplo bem famoso e encontrado em qualquer mercadinho é o fermento biológico Fleischmann.

Preparo:
- Coloque para ferver uns 4 ou 5 litros de água.
- Pouco antes da fervura, adicione todo o mel e mexa com uma colher de pau até que se dilua. Isso leva entre 3 e 5 minutos.
- Desligue e deixe esfriar tampado (senão virão muitas abelhas). Lave bem todo o material usado, pelo mensmo motivo.
- Depois de frio, nota-se que há uma espuma branca, que deve ser totalmente tirada.
- Coloque essa mistura no fermentador, e misture com mais uns 10 litros de água.
- Certifique-se de que está na temperatuda ambiente, então coloque o fermento. Pouco, algo como uma colherzinha de café. Misture bem.
- Corte a(s) maçã(s) em cubos e jogue na mistura.
- Lacre bem, para que não haja intercâmbio com o ambiente.
- Cubra tudo com um pano escuro, ou um saco preto. Ou deixe em um lugar que não haja contato com a luz. Deixe fermentar.

Fermentação:
- Não existe um tempo exato de fermentação, mas normalmente dura uns 90 dias.
- O fermento irá se multiplicar na primeira semana.
- Nos primeiros dias o fermento estará em cima da mistura, e aos poucos vai baixando para o fundo, deixando a bebida extremamente turva nesse período.
- A bebida vai ficando translúcida conforme a fermentação vai chegando ao fim.
- Durante esse tempo é bom que sejam tiradas pequenas amostras para prova. Não tenha medo, ela pode ser bebida mesmo não estando pronta.
- Após o término da fermentação, a bebida deve ser decantada, para que diminua ao máximo a quantidade de fermento. Após isso, deverá maturar.

Maturação:
- Divida a bebida fermentada em garrafas ou garrafões de vidro, novamente cuidando para que não sejam enchidas até a boca.
- Deixe descançar por 1 ou 2 semanas.
- Caso haja depósito de materiais (fermentos ou impurezasa) no fundo das garrafas, decante mais uma vez.

Pronto. Já pode ser bebida. Mas como qualquer vinho, quanto mais tempo maturando, mais "fina" fica. O gosto muda drasticamente com o passar de 2 ou 3 meses de maturação, e mesmo sendo forte, ela fica mais suave - quem entende de vinhos ou whisky sabe o que quero dizer.

Cuidados:
- Para a cuba de fermentação, no caso de um garrafão, use o tipo PET (transparente, e meio "molenga" quando cheio), pois o PP ou PVC (fosco) é microscopicamente poroso e propócio a contaminação.
- Jamais use água tratada (principalmente da rede, pois possui cloro, fluor e demais componentes químicos que matarão a levedura)
- Certifique-se que a água seja mesmo minral, pois existem muitas empresas que comercializam água tratada em garrafões de 10 e 20 litros.
- Dê preferência para águas minerais com um PH mais neutro
- Se for usar água de nascentes, ferva toda ela, além de se certificar que é uma nascente limpa e sem muito contato com animais maiores como cachorros, gatos, vacas e pessoas.
- Não aconselho o uso de água de poços, mas no caso do seu uso, ferva e depois dacante.
- Não encha a cuba de fermentação acima de 3/4 dos recipiente, sob risco de vazamento, e com isso a contaminação, ou até mesmo de explosão em casos mais extremos.

Para fazer a cuba de fermentação:
- Pegue um garrafão de água.
- Faça um pequeno furo na tampa e coloque uma mangueira de aquário que deve ficar dentro do garrafão e sem contato com o líquido.
- A outra ponta da mangueira deve ficar dentro de um copo com álcool. Isso servira para que, sem contato com o ar, seja liberado o gás da fermentação, evitando assim vazamentos e possíveis explosões.
- Isole a mangueira e a tampa com fita ou massa.

A seguir, uma imagem de como fazer a cuba, e 2 fotos da bebida pronta.




























É só. Boa bebida e boa ressaca...

3 comentários:

Anônimo disse...

Nao esqueçam de tirar a maçã antes de filtrar pq ela apodrece e fica gosmenta. se ela se desmanchar pode dar mais trabalho hehehehhe

Anônimo disse...

E se eu quiser fazer hidromel comum? soh faço sem as maçãs?

Wegwisir disse...

Sim, sem as maçãs ficará como hidromel comum. Mas talvez seja preciso experimentar medidas diferentes, uma vez que as maçãs já tem suas próprias características nutritivas que influenciam no processo de fermentação.

Related Posts with Thumbnails